Outra brincadeira também bastante conhecida. Essa usa papel e lápis. Escolhe-se um tema e quem está fazendo a brincadeira pensa em uma palavra que não pode ser revelada. Essa pessoa coloca no papel, vários traços, de forma que a quantidade de traços seja o mesmo número de letras que possui a...
>
Uma criança, de olhos vendados, irá adivinhar, pelo olfato, o que lhe for apresentado. Acertando, ganha palmas. Errando, escolhe outra para seu lugar. A classe pode ser dividida em 2 times: meninos e meninas.
SUGESTÕES PARA O MATERIAL
Desinfetante, desodorante, sabonete, uma fruta, pó de...
>
Escolhe o objeto para ser o chicotinho queimado, exemplo, uma varinha. Um jogador vai esconder-se e os demais escondem o chicotinho dizendo depois: “Pode vir”. O outro volta e procura o objeto escondido. Vai ser guiado pelo som: batidas de tambor ou outro instrumento, palmas, canto. Estando...
>
Uma criança de olhos vendados leva uma varinha na mão.
Os companheiros espalham-se, perguntando à Cabra cega, que responde:
- Cabra cega, de onde você veio?
- Vim da serra.
- O que você trouxe?
- Cravo e canela.
- Me dá um bocadinho?
- Toma... toma... toma...
A Cabra...
>
6 tampinhas de garrafa, 1 caixa de sapato.
Em cada tampinha colocar um papel contendo um número determinado. A caixa deve ser colocada a certa distancia.
Cada participante, por sua vez, deverá jogar as tampinhas procurando acertá-las nas caixas. No final do lançamento de cada participante,...
>
2 copos plásticos pequenos., 2 bolinhas de ping-pong. Dividir os participantes em 2 grupos. Entregar para cada grupo 1 copo e 1 bolinha. Dada a ordem para começar cada participante do grupo jogará a bolinha no chão e tentará pegá-lo com o copo. Vale só uma tentativa por participante. A equipe que...
>
2 caixas de palitos de fósforos.
Colocar todos os palitos dentro de um recipiente no centro da mesa. Dispor 5 participantes ao redor da mesa. Dada a ordem de início elas deverão fazer desenhos com os palitos (árvores, cubo, casa, etc.), tirando os palitos um a um. Tem que deixar a imaginação...
>
Material: 4 pedaços de fita bem compridos. Duas equipes com 5 pessoas de cada lado. A coordenadora, com um pedaço de fita, fará um laço no pulso e no tornozelo da primeira pessoa de cada equipe. Dada a ordem de início, esta pessoa deverá desamarrar o laço do seu pulso e amarrá-lo na pessoa...
>
2 equipes, 8 folhas de jornal, 1 caixa de alfinetes. Repartir o material. Dada a ordem elas deverão vestir “um modelo” de cozinheira, fazendo para elas: um avental, um chapéu, uma bandeja ovalada. Cortar os papéis com as mãos. Vence a equipe que acabar primeiro.
>
É uma brincadeira individual. Cada participante deverá obedecer as ordens do líder imitando 4 ações:
1 – Mastigar um chiclete imaginário.
2 – Cortar com os dedos imitando tesoura
3 – Levantar-se e assentar-se
4 – Fechar os olhos.
A graça consistirá que as ações se sobrepõem:...
>
Cada participante recebe um envelope fechado que contém uma bexiga (bola de gás). Dada a ordem deverá abrir o envelope, tirar a bexiga, enche-la, amarrar e colocar na cadeira e sentar por cima para estourá-la. A que explodir primeiro será vencedora.
>
Material 2 caixas de fósforos cheias.
Formar 2 equipes. Dar uma caixa de fósforos a primeira participante de cada equipe. Dado o sinal de início, ela deverá abrir a caixa, retirar um palito, acendê-lo, apagá-lo, colocá-lo novamente dentro da caixa, fechar a caixa e passá-la a seguinte. Todas...
>
Material 2 pedaços de fita bem compridos
Formar 2 equipes (5 ou mais) e colocá-las em fila, uma de frente para outra. Entregar um pedaço de fita para a primeira criança de cada equipe. Dada a ordem de início, ela deverá passar o pedaço de fita dentro das mangas de sua roupa, entregando a ponta...
>
Dois semi círculo de pessoas, sentadas e numeradas. O líder no centro com um pratinho de papelão ou alumínio na mão. Ele gira o prato e solta e chama um número, esse corre ao centro e tenta pegar o prato antes que este toque o chão. Ele repete a operação e senta, e daí para frente. Quem errar,...
>
Escrever em pedaços de papel uma palavra ou frase que possa ser traduzidas em ações, gestos, mímicas. Corte as letras ou palavras e distribua-as aos participantes. Mas, não esqueça que antes de cortar cada pedaço da palavra ou frase, você deverá numerá-las. Sendo que cada pedaço da palavra ou da...
>
O passeio pode ser numa reserva ambiental ou num horto, mas sempre acompanhados por pessoas com experiência nessas atividades. Aproveitando o passeio faça competições como: caçar o lixo (cada um tem um saquinho e a equipe que conseguir pegar mais lixo vence os pontos), a equipe que encontrar mais...
>
Montar um tesouro numa caixa contendo um conjunto de produtos úteis. Essa caixa vai ficar escondida e para que todos cheguem a ela, os participantes terão que seguir pistas deixadas por todo o espaço da atividade. Uma pista vai levar a outra e a última pista vai levar ao tesouro final. As pistas...
>
Os participantes formam uma fila, enquanto o coordenador da brincadeira fica na frente desta olhando para todos e os observando. O coordenador grita aleatoriamente “vivo” ou “morto”.
Caso ele gritar “vivo” os participantes devem manter-se de pé, quando ele gritar “morto” os participantes devem...
>
Deixar uma área "neutra"(espaço), onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos.
Separados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e o dos tubarões.
No momento em que trocar uma música baixa, os peixinhos saem para passear.
Quando tocar uma música alta, os tubarões saem para...
>
Todos ficam em roda girando e cantando. O instrutor baterá palmas ou apitará e mostrará um cartão com um número. Se o número for quatro, por exemplo, as participantes saem da roda e formam grupos de quatro. Quem ficar fora dos grupos, sai. Os outros voltam para a roda, continua a brincadeira,...
>
Todos em roda, sentados no chão ou em cadeiras, com um objeto na mão, vão passando e cantando a seguinte canção: “Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!” quando disser “queimou”, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda. “Ganha...
>
É a forma mais utilizada. Anotam-se os nomes dos participantes do grupo, cada um tira um deste nomes e em sigilo aguardam o dia da entrega. Alguns cuidados devem ser tomados quanto a esta brincadeira do amigo secreto.
A brincadeira do “amigo secreto” pode ser realizada por qualquer grupo,...
>
Este tipo de amigo “oculto” é feito na hora da troca dos presentes. Os participantes levam um presente que sirva para ambos os sexos, cujo valor é estipulado anteriormente. Na hora, o nome de todos é anotado e colocado em uma caixa. Cada participante deve tirar um papel e ficará sabendo quem é o...
>
Os presentes devem ser colocados numa cesta ou sobre a mesa. Anotam-se os nomes dos participantes e coloca-se numa caixinha. Sorteia-se um a um e cada sorteado tem direito a escolher o que mais lhe agradar, sem abrir os presentes, mas quando escolher em definitivo poderá abri-lo. A primeira...
>
Essa brincadeira é bem divertida, e funciona na base do "pisca-olho". primeiro são feitos vários papeizinhos para ser retirado em sorteio. Dos papéis um deve conter "Assassino", outro "Detetive" e todos os outros deverão ser "Vítima". Quanto mais gente nessa brincadeira melhor. Depois de escrever...
>
A brincadeira da batata-quente é simples. Primeiro pega-se um objeto para ser a batata-quente, não precisa ser necessariamente uma batata, pode ser uma bola ou outro objeto. Tem que escolher um participante para deixar uma música tocar, e parar num momento aleatório em que ele escolher. Daí...
>
Essa brincadeira é interessante para quando tem-se exatamente cinco pessoas, é meio que restrita e pouco brincada, tem que ser em um local fechado (com quatro cantos) e ainda não ter móveis ocupando espaço, com em uma garagem vazia, por exemplo. Utiliza-se mais ou menos o mesmo seguinte esquema:...
>
Moderna versão do pega-pega.
Para essa brincadeira deve-se inicialmente desenhar o campo( que deve possuir corredores e portas) no chão, isso pode ser em uma quadra ou em um local cimentado. O tamanho do campo deve ser de acordo com o número de participantes . Deve ser levado em conta que...
>
Objetivo do Jogo: Fazer o maior número possível de pontos em um determinado tempo através da conversão de cestas.
Propósito: Compartilhar de um objetivo comum, oferecendo oportunidade para a construção de estratégias para alcançá-lo. Este jogo permite encaminhar reflexões, procurando resgatar...
>
Objetivo Geral: Estímulo ao raciocínio e ao trabalho em equipe. Objetivo Específico: Desmanchar um nó feito com pessoas. Material: Nenhum. Como aplicar: Todos os participantes formam um círculo dando as mãos. Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois...
>
Objetivo: Estimular a participação de todos os componentes do grupo de forma cooperativa; desenvolver o autocontrole para atuação em equipe; perceber o que vem a ser "espírito de equipe". Desenvolvimento: Divida o grupo em duas equipes. Demarque um círculo de aproximadamente 60cm de diâmetro e...
>
Os jogadores juntam-se aos pares. Cada par deve transportar ou passar a outro par um mínimo de quatro objetos diferentes, mas sem utilizar as mãos (só ao princípio, quando se pega no objeto). Podem-se utilizar objetos diversos, desde naturais como frutas (laranjas, maçãs, etc.) até objetos...
>
Marcar no chão o contorno de duas áreas que irão representar duas ilhas (ou dispor dois tapetes no chão), distanciadas de uns 3 metros. Dividir os participante por estas duas áreas. A cada grupo atribui-se uma tábua (ou cartão) de cerca de 25 cm de largura por um metro e meio de comprimento....
>
Pedir ao grupo para pintar um grande cartaz em cartão ou cartolina, sobre o tema "Paz", que poderá ter vários metros de comprimento. Cortar este cartaz em pedaços, de forma a criar um quebra cabeças de peças grandes. Colar um pouco de fita de velcro detrás de cada uma destas peças. Depois das...
>
Divida a turma em grupos de cinco crianças, colocando-os sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e um lápis, sendo que cada uma delas só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante (exemplo: faz um...
>
Colocar em círculo um número de cadeiras menor que a metade do número de participantes.
Em seguida propor o objetivo comum: terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem.
Colocar música para todos dançarem. Quando a música parar, TODOS devem sentar usando as...
>
Cada criança recebe uma folha de papel em que deverá, ao sinal de comando do educador, conseguir o maior número de autógrafos de seus colegas, no tempo de 1 (um) minuto. Não vale autógrafo repetido. Após esse minuto, o educador solicita que as crianças identifiquem os fatores que dificultam a...
>
CORREIO ELEGANTE
Esta brincadeira consiste em enviar recadinhos românticos ( e ocultos), para os colegas.
CORRIDA DAS TRÊS PERNAS
Em duplas. Amarrar uma perna de uma criança, na de outra. Eles deverão se ajudar até a linha de chegada.
CORRIDA DE SACOS
Dentro de um saco,...
>
Material
Duas caixas enfeitadas, papéis com perguntas e música.
Preparo
Selecionar perguntas sobre a lição; escrevê-las e colocá-las dentro das caixas. Dividir a turma em duas fileiras.
Desenvolvimento
Ao som de uma música o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente. O...
>
Material
Folhas de jornal, música.
Preparo
Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças.
Desenvolvimento
As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal, enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal...
>
Material
Fichas com palavras referentes à lição, ou, figuras.
Preparo
Confeccionar fichas com palavras ou figuras e espalhá-las pelo chão, onde as crianças deverão estar dispostas em círculo.
Desenvolvimento
Todas as crianças deverão observar as palavras ou figuras dispostas. Um aluno sai da...
>
Material
Papéis coloridos ou EVA, pincel atômico ou marcador permanente.
Preparo
Confeccionar duas árvores de papel ou EVA e frutas, cartões com palavras da lição escritas ao contrário ou com as sílabas bagunçadas (ex.: bolarápa = parábola).
Desenvolvimento
Os alunos, um a um, sortearão as...
>
Material
Fichas em formato de peixes, pincel atômico, varinhas com anzol, caixa de areia ou serragem.
Preparo
Recortar os peixes em papel cartão ou EVA e escrever letras, palavras, ou colocar figuras em cada um. Deixar um orifício na boca dos peixinhos para que eles sejam pescados. Os peixes...
>
Material
Tabela (onde cada número deve corresponder a uma letra do alfabeto, ex.: 1-A; 2-B; 3-C e assim por diante), cartões (5x5) de cartolina ou outro papel, pincel atômico, envelopes, lápis preto e papéis para anotações.
Preparo
Reproduzir a tabela (a quantidade dependerá do número de...
>
Material
Tampinhas, caixas de fósforo, caixas de caldo de carne ou outras, papéis coloridos para encapar, sulfite, canetinhas, cola, durex, tesoura.
Preparo
Encapar as caixinhas, ou utilizar as tampinhas.
Escrever o alfabeto nos papeizinhos e colá-lo nas tampinhas, ou caixinhas. (Escrever uns...
>
Material
Uma caixa grande enfeitada, objetos ( condizentes com o assunto da aula), duas vendas para os olhos.
Preparo
Colocar objetos referentes com o assunto a ser tratado. Dividir a turma em duas equipes e escolher um representante de cada uma e vendá-los.
Desenvolvimento
As crianças com os...
>
Material
Fichas de cartolina ( 22 X 15 ) , pincel atômico, fita crepe, papéis para anotações e lápis preto ( A quantidade deverá ser de acordo com o número de participantes).
Preparo
Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da Bíblia, objetos,personagens etc., nos cartões. Colar as...
>
Material
Papel cartão, pincel atômico, tesoura.
Preparo
Escrever nas fichas recortadas (30 cm X 15 cm), palavras concernentes à lição, ou o versículo que se pretende ensinar. Recortar as fichas de diferentes maneiras, formando peças que posteriormente serão unidas.
Desenvolvimento
As fichas...
>
Material: Uma argola pequena, perguntas e música.
Preparo: escrever diversas perguntas, enrolá-las e colocá-las uma de cada vez na argola.
Desenvolvimento: ao som da música uma criança vai passando o anel de mão em mão. Quando a música parar o anel deverá ser deixado nas mãos de alguém. A criança...
>
Material: fita crepe
Preparo: Marcar o chão com círculos ou X, feitos de fita crepe. Observar o número exato de participantes e marcar um a menos.
Desenvolvimento: Crianças espalhadas pela sala, cada uma em sua “casinha”. Uma das crianças ficará sem “casinha”. A um sinal do coordenador, a criança...
>
Material: balões de assoprar.
Preparo: Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes.
Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um canto escolhido e enquanto cantam, estourar os balões do seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões.
>
Material:
Tiras de cartolina, pincel atômico.
Preparo:
Escrever 5 substantivos concernentes ao assunto da aula nas fichas de cartolina. Dispor as crianças em círculo.
Desenvolvimento:
A primeira criança que estiver à direita do professor deverá receber uma ficha e começar a contar uma história...
>
Material:
balões de assoprar, papel sulfite, canetas coloridas.
Preparo:
Escrever palavras em tiras de papel sulfite e colocá-las dentro dos balões.
Desenvolvimento:
As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as palavras e montar as frases concernentes à...
>
Material: garrafas “pet”, 1 bola pequena, cartolina, durex, papel contact, pincel atômico.
Preparo: Elaborar cartões com palavras da história, ou do versículoda Bíblia e colá-los nas garrafas. Passar o papel contact por cima, para proteger as palavras.
Desenvolvimento: Os participantes farão uma...
>
Material: papel cartão, figuras diversas duplas, cola e tesoura.
Preparo: Montar cartões com as figuras (duplas) referentes ao assunto da lição, ou versículo da Bíblia.
Desenvolvimento: Dispor as figuras no chão (viradas para baixo) no centro da sala, ou dividir a turma em grupos menores para a...
>
1 caixa de papelão
Jornal velho
Tesoura e cola
Fios de lã
Lápis de cor
Presentinhos (pente, chaveiro, espelhinho, pirulito, lápis, chocolate, balão, escovinha, caneta, carrinho)
Faça a caixa surpresa assim:
1. Faça com sua família esta surpresa, pode ser na noite de...
>
Papel fino (19x19)
Algodão
Cola
Fita
Balinhas
Faça um saquinho, pode escolher um bichinho se quiser e fazer o saquinho no formato dele. Antes tire molde do bichinho com auxilio de um carbono e assim recorte depois colando as laterais e fundos, se necessário. Você poderá grampear também...
>
1 saco de papel grande, você pode usar também uma bexiga grande
Presentinhos e brinquedinhos
Tiras de jornal
Fita larga
Cabo de vassoura
1. Faça esta brincadeira com seus amigos no dia de São Nicolaus.
2. Encha um saco de papel com presentinhos e tiras de jornal...
>
1- Destinatários: Jovens
2- Material: Um saco de papel bem grande e um número para cada pessoa (evite-se que o material seja plástico).
3- Desenvolvimento:
- O animador distribui um saco de papel para cada participante, pedindo que façam com ele uma máscara, deixando apenas dois buracos para...
>
1- Passos:
-Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distancia de 10m.
-Atrás de uma das linhas; a de partida; ficam alinhados os participantes
-atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados.
- Ao sinal de partida, todos correm para a...
>
1-Passos:
- Os participantes são divididos em duas equipes:
a) A família dos João de barro;
b) a família dos pardais
Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos:
a) um dos João de barro;
b) outro dos pardais.
Na família dos João de barro, estes caminham agachados e na dos pardais, estes...
>
Essa brincadeira é uma das brincadeiras que mais envolve raciocínio/memória. Funciona ao estilo papel e lápis na mão. Primeiramente cada participante pega sua respectiva folha de papel e divide-a em várias colunas, e em cada coluna coloca um assunto a ser tratado, o exemplo mais comum disso é "Nome...
>
Essa brincadeira, na verdade, é uma espécie de gincana rotativa. Funciona da seguinte forma: uma pessoa (que vamos chamar de dirigente) começa com a 'gincana', ele deve falar gritos de guerra (pré-formados) e o restante do grupo deve responder, seguindo o esquema:
Dirigente: -"Boca de...
>
Essa é a brincadeira onde todos pagam os pecados. Primeiro precisa-se de uma bola para brincar. A brincadeira funciona da seguinte forma: uma pessoa joga a bola para cima, com toda a força que tiver, e ao momento que solta a bola (antes dela subir), grita o nome de um dos participantes e sai...
>
Versão mais aprimorada e restrita do pega-pega! Essa brincadeira é realizada em locais fechados, como por exemplo, na sala de uma casa. O local deve estar escuro. Um pegue é escolhido, então todas as luzes são apagadas e o pegue vai atrás das pessoas no escuro. Ninguém enxerga nada e isso é uma...
>
Faça um barquinho de papel e entregue a primeira criança da fila, dizendo:
-Lá vai meu barquinho carregado de coisas que começam com "pa"
A criança que recebe o barquinho deve dizer uma palavra que começa com pa e passa o barquinho para a criança seguinte, que dirá outra palavra e, assim por...
>
1. OS PRESENTINHOS
Vou comprar uns presentinhos
Para meus bons amiguinhos
Que será que eu vou dar?
Vocês vão adivinhar?
-Para o João, vou dar um pi...
-Depois ao Diogo, eu dou um jo...
-E para o Zeca, uma pe...
-Ao Nicola, mais uma bo...
-Ao Juliano, dou um pi...
-Para o Quinzinho, dou um...
>
Prepare um lanche especial com comidas de diversos sabores e cheiros . Quando chegar a hora de lanchar, " hora da brincadeira", pergunte se eles querem participar de um jogo de adivinhação muito especial. Peça-os para fechar os olhos com um lenço, e ele terá que adivinhar o que está...
>
MATERIAL
2 sacos de papel médio
2 pedaços iguais de tecido, papel ou lixas com 8 cm x 8 cm de várias texturas: ásperos, enrugados, finos, esponjas, plásticos grossos
INSTRUÇÕES
Coloque um pedaço de cada material em cada um dos sacos.
ATIVIDADES
1. Peça ao participante para escolher no primeiro saco...
>
MEMÓRIA
Coloque todas as cartas sobre a mesa ou no chão com as cores viradas para baixo. Incentive o participante a virar uma carta e , em seguida outra. Se elas forem iguais, ele recolhe o parzinho e continua a jogar do mesmo jeito. Caso as cartas sejam diferentes, diga a ele para guardar na...
>
MATERIAL
1 velho baralho ( não de plástico) ou retângulos de 6 cm por 8 cm em papel cartão.
papel colorido ( há uma variedade à venda em papelarias)
cola
COMO FAZER
1. Corte o papel colorido no formato das cartas ou dos retângulos. Quatro pedaços de cada cor.
Assim você terá um baralho...
>
1 gravador ( peça a pessoa para fechar os olhos e adivinhar o som que irá fazer).
Atividades:
Use o gravador para gravar diferentes tipos de sons, para que os participantes da brincadeira identifique-os.
Alguns sons interessantes para tentar gravar poderiam ser:
-vozes de pessoas...
>
Nossos sentidos-visão, audição, tato, olfato e paladar- trazem informações a respeito do mundo. A maneira que os desenvolvemos nos trará maior ou menor quantidade de informações. É preciso vivenciar experiências diferentes para aumentar nossa percepção, vocabulário e assim o entendimento do mundo...
>
Duas latas grandes vazia
barbante ou cordão
fita adesiva colorida
tesoura
1. Corte dois pedaços de barbante. Cada um deles deve ter o seu tamanho.
2. Vire a lata com a boca para cima e cole com a fita adesiva as pontas dos barbantes à borda lata. As pontas devem ficar uma em frente à outra e...
>
Formam-se duas fileiras: "o dia" e "a noite", se defrontam a certa distância, tendo cada uma à retaguarda, a linha de seu pique; o que dirige a brincadeira diz "noite" e os jogadores dessa fileira fazem meia volta e saem correndo, perseguidos pelos da fileira "dia" que tentam prendê-lo antes que...
>
É uma brincadeira muito criativa e recomendada para quando se tem uma quantidade grande de amigos, pois fica bem mais interessante quando, pelo menos, vinte pessoas estão brincando. Inicialmente é escolhida uma pessoa para ser o touro, depois todas as outras crianças formam uma roda e ficam...
>
Uma variação bem divertida de pega-pega! Só que dessa vez o pegue é chamado de "buldogue" ou "tubarão". Ela também é simples, e pode ser brincada de várias maneiras. Na rua, brinca-se assim:
Todos os participantes ficam em uma única calçada (a outra deve ficar vazia), e o buldogue deve ficar no...
>
Formam-se dois circulos vizinhos, jogadores de frente para o centro e distanciados, um jogador de cada circulo fica na posse de uma bola; ao sinal esses saem correndo, dão a volta ao circulo e chegando aos seus lugares, arremessam a bola para o vizinho e tomam a posição de cócoras (agachados); o...
>
Duas fileiras, aos pares um atrás do outro, junto a uma linha de partida; o da frente coloca as mãos no solo e o de trás segura seus pés pelos calcanhares formando assim um "carrinho" que avança até determinado ponto; em seguida trocam de posição voltando à linha de partida. Ganha quem chegar...
>
Dispersos pelo campo; um dirigente diz " o último empoleirado será" e cada um deve empoleirar-se como puder, sem conservar os pés no solo; o último que assim ficar será o "gato"; ao sinal do dirigente todos mudam de poleiro e nessa ocasião o gato procura pegar um que esteja com os pés no chão para...
>
Pares, de mãos dadas, correm livremente pelo campo, procurando fugir do "pegador" que o persegue com a finalidade de segurar um jogador para seu par; quando ele consegue seu objetivo, o jogador que perdeu o par corre à procura de outro.
>
Uma brincadeira bem simples: alguém começa gritando a frase: "Elefante colorido", e o restante do grupo responde: "Que cor?", então alguém diz primeiro uma cor, e todos devem pegar em um objeto que possui a cor mencionada, o primeiro que conseguir pegar num objeto que contenha a cor vai...
>
Essa brincadeira não tem agitação, é uma brincadeira calma! Um dos participantes (participante A) deve pensar numa música e dessa música escolher uma palavra que tem no decorrer de sua letra. Os outros participantes terão que começar a dizer músicas que contenham a palavra, o participante que falar...
>
Nessa brincadeira todos têm que ficar bem atentos! Funciona de uma forma simples: uma pessoa deve ser escolhida para ser o 'bobo', essa deve sair de perto do grupo e ficar de costas. O restante do grupo escolhe outra pessoa, essa será o 'maestro'. Escolhido o maestro, todos sentam no chão formam um...
>
Os participantes ficam em círculo, de mãos dadas, formam uma "cerca" para prender o "leão" que está no centro. O "leão" que é um dos participantes toca no braço de cada jogador, perguntando : "que pau é este?", e cada qual vai citando o nome das madeiras conhecidas.
Terminada...
>
Há vários tipos e estilos de brincadeiras. As brincadeiras de grupo são as mais numerosas e há um universo enorme delas que despertam muitas habilidades nas crianças. Aqui vamos relembrar algumas que fizeram parte até mesmo da nossa infância e hoje quase caíram no esquecimento, pois foram...
>
Também é um estilo de pega-pega, só que um pouco mais complicado. As regras são as mesmas de pega-pega, só que dessa vez o 'pegue' fica com os olhos vendados. Não é fácil fazer isso, o pegue precisa ficar bem atento a todos os sons!
>
João - Sobe/Pique-Alto
Apesar dessa brincadeira possuir um nome meio esquisito, ela é bem interessante. A palavra "sobe" é colocada no sentido de subir/elevar-se em algum lugar, como por exemplo, árvores, muros, cadeiras e etc. Essa brincadeira é outra variação de pega-pega, onde o pegue...
>
Essa brincadeira é uma variação da brincadeira anterior. Inicia-se com um 'pegue' e cada pessoa que for sendo 'pegue' entra para a equipe de 'pegues'. Só que existe um pequeno detalhe, a equipe de 'pegues' não pode soltar as mãos, ou seja, os pegues correm atrás dos outros de mãos dadas. Outro...
>
Uma brincadeira simples, ao estilo pega-pega. As regras são as mesmas da brincadeira anterior, sendo que quando o 'pegue' conseguir pegar a primeira pessoa, os dois juntos vão ser pegues e terão que pegar o restante; e cada pessoa que for pegue vai entrando para equipe de 'pegues'. É evidente que...
>
Há ainda uma regra que é usada entre muitos, que é a de "guardar caixão", onde a pessoa que está procurando fica sempre a poucos metros de distância da marca, nesse caso ele é retirado de jogo, pois deve sair a procura das pessoas escondidas. Outro fator é não poder dizer o nome errado da...
>
Bastante conhecida. Essa é bem simples. Escolhe-se uma criança para ser o "pegue". O pegue deve dar um tempo para as outras crianças se afastarem e depois ir correr atrás delas, até pegar uma (Encostando a mão nas costas por exemplo)! Quando pegar alguém, esse alguém se tornará o novo pegue e assim...
>
Sem dúvida, essa é umas das mais populares brincadeiras de grupo, além de ser muito fácil de se brincar. Inicialmente uma pessoa é escolhida para "ir contar". Geralmente essa pessoa é escolhida pelo método do 'zerinho ou um' ou ainda 'zerinho ou um americano', caso a brincadeira já tenha começado e...
>
Essa brincadeira é bastante comum. Mas precisa de música. A música pode ser cantada ou pode ser usado um som mesmo. Uma pessoa é escolhida para distrair as "estátuas", o participante X. Então todos começam a dançar e quando o participante disser "Pára a música", todos devem ficar imóveis na posição...
>
Essa brincadeira é bem simples, precisa apenas de um anel. O grupo fica posicionado formando uma fila, um ao lado do outro. Uma pessoa é escolhida para "passar o anel", ela deve colocar o anel entre as suas mãos (sua mãos devem estar na posição de oração). Todos devem colocar as mãos em posição de...
>
Uma mesma brincadeira conhecida por nomes diferentes. É bastante utilizada por palhaços em festas infantís. É uma brincadeira que serve para todas as idades.
Os participantes devem formar uma fila, é preciso escolher um dos participantes para que fique na frente dessa fila olhando para...
>
Essa é uma das brincadeiras mais comuns que existem! Para brincar basta-se formar uma roda com os participantes! Um escolhe uma frase e fala no ouvido (sem deixar o restante do grupo escutar) do participante que está ao seu lado, e esse faz o mesmo com o participante seguinte até que a "frase" dê...
>
Uma pessoa é escolhida para descobrir qual é a palavra enquanto as outras se encarregam de escolher a palavra e formular a brincadeira. Funciona assim: se a palavra escolhida entre os participantes for "paralelo", essa palavra deve ser quebrada em suas quatro sílabas: 'pa - ra - le - lo', e pega-se...
>