BRINCADEIRAS

FORCA

Outra brincadeira também bastante conhecida. Essa usa papel e lápis. Escolhe-se um tema e quem está fazendo a brincadeira pensa em uma palavra que não pode ser revelada. Essa pessoa coloca no papel, vários traços, de forma que a quantidade de traços seja o mesmo número de letras que possui a...
>

ESTOU SENTINDO CHEIRO DE...

Uma criança, de olhos vendados, irá adivinhar, pelo olfato, o que lhe for apresentado. Acertando, ganha palmas. Errando, escolhe outra para seu lugar. A classe pode ser dividida em 2 times: meninos e meninas. SUGESTÕES PARA O MATERIAL Desinfetante, desodorante, sabonete, uma fruta, pó de...
>

CHICOTINHO QUEIMADO

Escolhe o objeto para ser o chicotinho queimado, exemplo, uma varinha. Um jogador vai esconder-se e os demais escondem o chicotinho dizendo depois: “Pode vir”. O outro volta e procura o objeto escondido. Vai ser guiado pelo som: batidas de tambor ou outro instrumento, palmas, canto. Estando...
>

CABRA CEGA

Uma criança de olhos vendados leva uma varinha na mão. Os companheiros espalham-se, perguntando à Cabra cega, que responde: - Cabra cega, de onde você veio? - Vim da serra. - O que você trouxe? - Cravo e canela. - Me dá um bocadinho? - Toma... toma... toma... A Cabra...
>

SOMANDO AS TAMPAS

6 tampinhas de garrafa, 1 caixa de sapato. Em cada tampinha colocar um papel contendo um número determinado. A caixa deve ser colocada a certa distancia. Cada participante, por sua vez, deverá jogar as tampinhas procurando acertá-las nas caixas. No final do lançamento de cada participante,...
>

BOLINHA SALTADORA

2 copos plásticos pequenos., 2 bolinhas de ping-pong. Dividir os participantes em 2 grupos. Entregar para cada grupo 1 copo e 1 bolinha. Dada a ordem para começar cada participante do grupo jogará a bolinha no chão e tentará pegá-lo com o copo. Vale só uma tentativa por participante. A equipe que...
>

DESENHANDO COM FÓSFOROS

2 caixas de palitos de fósforos. Colocar todos os palitos dentro de um recipiente no centro da mesa. Dispor 5 participantes ao redor da mesa. Dada a ordem de início elas deverão fazer desenhos com os palitos (árvores, cubo, casa, etc.), tirando os palitos um a um. Tem que deixar a imaginação...
>

AMARRA-DESAMARRA

Material: 4 pedaços de fita bem compridos. Duas equipes com 5 pessoas de cada lado. A coordenadora, com um pedaço de fita, fará um laço no pulso e no tornozelo da primeira pessoa de cada equipe. Dada a ordem de início, esta pessoa deverá desamarrar o laço do seu pulso e amarrá-lo na pessoa...
>

FAZENDO MODA

2 equipes, 8 folhas de jornal, 1 caixa de alfinetes. Repartir o material. Dada a ordem elas deverão vestir “um modelo” de cozinheira, fazendo para elas: um avental, um chapéu, uma bandeja ovalada. Cortar os papéis com as mãos. Vence a equipe que acabar primeiro.
>

O MELHOR IMITADOR

É uma brincadeira individual. Cada participante deverá obedecer as ordens do líder imitando 4 ações: 1 – Mastigar um chiclete imaginário. 2 – Cortar com os dedos imitando tesoura 3 – Levantar-se e assentar-se 4 – Fechar os olhos. A graça consistirá que as ações se sobrepõem:...
>

ESTOURANDO AS BOLAS

Cada participante recebe um envelope fechado que contém uma bexiga (bola de gás). Dada a ordem deverá abrir o envelope, tirar a bexiga, enche-la, amarrar e colocar na cadeira e sentar por cima para estourá-la. A que explodir primeiro será vencedora.
>

APAGA-ACENDE

Material 2 caixas de fósforos cheias. Formar 2 equipes. Dar uma caixa de fósforos a primeira participante de cada equipe. Dado o sinal de início, ela deverá abrir a caixa, retirar um palito, acendê-lo, apagá-lo, colocá-lo novamente dentro da caixa, fechar a caixa e passá-la a seguinte. Todas...
>

PASSANDO FITAS

Material 2 pedaços de fita bem compridos Formar 2 equipes (5 ou mais) e colocá-las em fila, uma de frente para outra. Entregar um pedaço de fita para a primeira criança de cada equipe. Dada a ordem de início, ela deverá passar o pedaço de fita dentro das mangas de sua roupa, entregando a ponta...
>

AGARRANDO O PRATO

Dois semi círculo de pessoas, sentadas e numeradas. O líder no centro com um pratinho de papelão ou alumínio na mão. Ele gira o prato e solta e chama um número, esse corre ao centro e tenta pegar o prato antes que este toque o chão. Ele repete a operação e senta, e daí para frente. Quem errar,...
>

PALAVRA SURPRESA

Escrever em pedaços de papel uma palavra ou frase que possa ser traduzidas em ações, gestos, mímicas. Corte as letras ou palavras e distribua-as aos participantes. Mas, não esqueça que antes de cortar cada pedaço da palavra ou frase, você deverá numerá-las. Sendo que cada pedaço da palavra ou da...
>

PASSEIO ECOLÓGICO

O passeio pode ser numa reserva ambiental ou num horto, mas sempre acompanhados por pessoas com experiência nessas atividades. Aproveitando o passeio faça competições como: caçar o lixo (cada um tem um saquinho e a equipe que conseguir pegar mais lixo vence os pontos), a equipe que encontrar mais...
>

CAÇA AO TESOURO

Montar um tesouro numa caixa contendo um conjunto de produtos úteis. Essa caixa vai ficar escondida e para que todos cheguem a ela, os participantes terão que seguir pistas deixadas por todo o espaço da atividade. Uma pista vai levar a outra e a última pista vai levar ao tesouro final. As pistas...
>

VIVO/MORTO, TERRA/MAR

Os participantes formam uma fila, enquanto o coordenador da brincadeira fica na frente desta olhando para todos e os observando. O coordenador grita aleatoriamente “vivo” ou “morto”. Caso ele gritar “vivo” os participantes devem manter-se de pé, quando ele gritar “morto” os participantes devem...
>

PEIXINHOS E TUBARÕES

Deixar uma área "neutra"(espaço), onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos. Separados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e o dos tubarões. No momento em que trocar uma música baixa, os peixinhos saem para passear. Quando tocar uma música alta, os tubarões saem para...
>

FORMANDO GRUPOS

Todos ficam em roda girando e cantando. O instrutor baterá palmas ou apitará e mostrará um cartão com um número. Se o número for quatro, por exemplo, as participantes saem da roda e formam grupos de quatro. Quem ficar fora dos grupos, sai. Os outros voltam para a roda, continua a brincadeira,...
>

BRINCADEIRA DA BATATA QUENTE

Todos em roda, sentados no chão ou em cadeiras, com um objeto na mão, vão passando e cantando a seguinte canção: “Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!” quando disser “queimou”, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda. “Ganha...
>

AMIGO SECRETO

É a forma mais utilizada. Anotam-se os nomes dos participantes do grupo, cada um tira um deste nomes e em sigilo aguardam o dia da entrega. Alguns cuidados devem ser tomados quanto a esta brincadeira do amigo secreto. A brincadeira do “amigo secreto” pode ser realizada por qualquer grupo,...
>

AMIGO SURPRESA

Este tipo de amigo “oculto” é feito na hora da troca dos presentes. Os participantes levam um presente que sirva para ambos os sexos, cujo valor é estipulado anteriormente. Na hora, o nome de todos é anotado e colocado em uma caixa. Cada participante deve tirar um papel e ficará sabendo quem é o...
>

PRESENTE SECRETO

Os presentes devem ser colocados numa cesta ou sobre a mesa. Anotam-se os nomes dos participantes e coloca-se numa caixinha. Sorteia-se um a um e cada sorteado tem direito a escolher o que mais lhe agradar, sem abrir os presentes, mas quando escolher em definitivo poderá abri-lo. A primeira...
>

VÍTIMA/DETETIVE

Essa brincadeira é bem divertida, e funciona na base do "pisca-olho". primeiro são feitos vários papeizinhos para ser retirado em sorteio. Dos papéis um deve conter "Assassino", outro "Detetive" e todos os outros deverão ser "Vítima". Quanto mais gente nessa brincadeira melhor. Depois de escrever...
>

"BATATA QUENTE"

A brincadeira da batata-quente é simples. Primeiro pega-se um objeto para ser a batata-quente, não precisa ser necessariamente uma batata, pode ser uma bola ou outro objeto. Tem que  escolher um participante para deixar uma música tocar, e parar num momento aleatório em que ele escolher. Daí...
>

QUATRO CANTOS

Essa brincadeira é interessante para quando tem-se exatamente cinco pessoas, é meio que restrita e pouco brincada, tem que ser em um local fechado (com quatro cantos) e ainda não ter móveis ocupando espaço, com em uma garagem vazia, por exemplo. Utiliza-se mais ou menos o mesmo seguinte esquema:...
>

CAMPO DE GUERRA - NOVA VERSÃO PEGA/PEGA

Moderna versão do pega-pega. Para essa brincadeira deve-se inicialmente desenhar o campo( que deve possuir corredores e portas) no chão, isso pode ser em uma quadra ou em um local  cimentado. O tamanho do campo deve ser de acordo com o número de participantes . Deve ser levado em conta que...
>

BASQUETE IMPROVISADO

Objetivo do Jogo: Fazer o maior número possível de pontos em um determinado tempo através da conversão de cestas. Propósito: Compartilhar de um objetivo comum, oferecendo oportunidade para a construção de estratégias para alcançá-lo. Este jogo permite encaminhar reflexões, procurando resgatar...
>

ESTIMULANDO O RACIOCÍNIO

Objetivo Geral: Estímulo ao raciocínio e ao trabalho em equipe. Objetivo Específico: Desmanchar um nó feito com pessoas. Material: Nenhum. Como aplicar: Todos os participantes formam um círculo dando as mãos. Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois...
>

CABO DA PAZ

Objetivo: Estimular a participação de todos os componentes do grupo de forma cooperativa; desenvolver o autocontrole para atuação em equipe; perceber o que vem a ser "espírito de equipe". Desenvolvimento: Divida o grupo em duas equipes. Demarque um círculo de aproximadamente 60cm de diâmetro e...
>

TRANSPORTANDO SEM AS MÃOS

Os jogadores juntam-se aos pares. Cada par deve transportar ou passar a outro par um mínimo de quatro objetos diferentes, mas sem utilizar as mãos (só ao princípio, quando se pega no objeto). Podem-se utilizar objetos diversos, desde naturais como frutas (laranjas, maçãs, etc.) até objetos...
>

AS ILHAS - VENCENDO AS DIFICULDADES

Marcar no chão o contorno de duas áreas que irão representar duas ilhas (ou dispor dois tapetes no chão), distanciadas de uns 3 metros. Dividir os participante por estas duas áreas. A cada grupo atribui-se uma tábua (ou cartão) de cerca de 25 cm de largura por um metro e meio de comprimento....
>

QUEBRA CABEÇAS DA PAZ

Pedir ao grupo para pintar um grande cartaz em cartão ou cartolina, sobre o tema "Paz", que poderá ter vários metros de comprimento. Cortar este cartaz em pedaços, de forma a criar um quebra cabeças de peças grandes. Colar um pouco de fita de velcro detrás de cada uma destas peças. Depois das...
>

ACOMPANHAR O CHEFE

Divida a turma em grupos de cinco crianças, colocando-os sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e um lápis, sendo que cada uma delas só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante (exemplo: faz um...
>

A DANÇA DAS CADEIRAS

Colocar em círculo um número de cadeiras menor que a metade do número de participantes. Em seguida propor o objetivo comum: terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem. Colocar música para todos dançarem. Quando a música parar, TODOS devem sentar usando as...
>

PEDINDO AUTOGRAFOS

Cada criança recebe uma folha de papel em que deverá, ao sinal de comando do educador, conseguir o maior número de autógrafos de seus colegas, no tempo de 1 (um) minuto. Não vale autógrafo repetido. Após esse minuto, o educador solicita que as crianças identifiquem os fatores que dificultam a...
>

BRINCADEIRAS JUNINAS

CORREIO ELEGANTE   Esta brincadeira consiste em enviar recadinhos românticos ( e ocultos), para os colegas.   CORRIDA DAS TRÊS PERNAS   Em duplas. Amarrar uma perna de uma criança, na de outra. Eles deverão se ajudar até a linha de chegada.   CORRIDA DE SACOS Dentro de um saco,...
>

RESPONDE-PASSA

Material Duas caixas enfeitadas, papéis com perguntas e música. Preparo Selecionar perguntas sobre a lição; escrevê-las e colocá-las dentro das caixas. Dividir a turma em duas fileiras. Desenvolvimento Ao som de uma música o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente. O...
>

O JORNAL É SUA CASA

Material Folhas de jornal, música. Preparo Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças.   Desenvolvimento As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal, enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal...
>

FICHA ESCONDIDA

Material Fichas com palavras referentes à lição, ou, figuras. Preparo Confeccionar fichas com palavras ou figuras e espalhá-las pelo chão, onde as crianças deverão estar dispostas em círculo. Desenvolvimento Todas as crianças deverão observar as palavras ou figuras dispostas. Um aluno sai da...
>

ARVORE DO SABER

Material Papéis coloridos ou EVA, pincel atômico ou marcador permanente. Preparo Confeccionar duas árvores de papel ou EVA e frutas, cartões com palavras da lição escritas ao contrário ou com as sílabas bagunçadas (ex.: bolarápa = parábola). Desenvolvimento Os alunos, um a um, sortearão as...
>

PESCARIA

Material Fichas em formato de peixes, pincel atômico, varinhas com anzol, caixa de areia ou serragem. Preparo Recortar os peixes em papel cartão ou EVA e escrever letras, palavras, ou colocar figuras em cada um. Deixar um orifício na boca dos peixinhos para que eles sejam pescados. Os peixes...
>

ALFABETO NUMERICO

Material Tabela (onde cada número deve corresponder a uma letra do alfabeto, ex.: 1-A; 2-B; 3-C e assim por diante), cartões (5x5) de cartolina ou outro papel, pincel atômico, envelopes, lápis preto e papéis para anotações. Preparo Reproduzir a tabela (a quantidade dependerá do número de...
>

LETRAS DE SUCATA

Material Tampinhas, caixas de fósforo, caixas de caldo de carne ou outras, papéis coloridos para encapar, sulfite, canetinhas, cola, durex, tesoura. Preparo Encapar as caixinhas, ou utilizar as tampinhas. Escrever o alfabeto nos papeizinhos e colá-lo nas tampinhas, ou caixinhas. (Escrever uns...
>

CAIXINHA DE SURPRESAS

Material Uma caixa grande enfeitada, objetos ( condizentes com o assunto da aula), duas vendas para os olhos. Preparo Colocar objetos referentes com o assunto a ser tratado. Dividir a turma em duas equipes e escolher um representante de cada uma e vendá-los. Desenvolvimento As crianças com os...
>

FICHAS

Material Fichas de cartolina ( 22 X 15 ) , pincel atômico, fita crepe, papéis para anotações e lápis preto ( A quantidade deverá ser de acordo com o número de participantes). Preparo Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da Bíblia, objetos,personagens etc., nos cartões. Colar as...
>

QUEBRA-CABEÇAS DE PALAVRAS

Material Papel cartão, pincel atômico, tesoura. Preparo Escrever nas fichas recortadas (30 cm X 15 cm), palavras concernentes à lição, ou o versículo que se pretende ensinar. Recortar as fichas de diferentes maneiras, formando peças que posteriormente serão unidas. Desenvolvimento As fichas...
>

PASSA ANEL MUSICAL

Material: Uma argola pequena, perguntas e música. Preparo: escrever diversas perguntas, enrolá-las e colocá-las uma de cada vez na argola. Desenvolvimento: ao som da música uma criança vai passando o anel de mão em mão. Quando a música parar o anel deverá ser deixado nas mãos de alguém. A criança...
>

"SAI DA CASA"

Material: fita crepe Preparo: Marcar o chão com círculos ou X, feitos de fita crepe. Observar o número exato de participantes e marcar um a menos. Desenvolvimento: Crianças espalhadas pela sala, cada uma em sua “casinha”. Uma das crianças ficará sem “casinha”. A um sinal do coordenador, a criança...
>

BUMBALÕES

Material: balões de assoprar. Preparo: Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes. Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um canto escolhido e enquanto cantam, estourar os balões do seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões.  
>

HISTÓRIA DIFERENTE

Material: Tiras de cartolina, pincel atômico. Preparo: Escrever 5 substantivos concernentes ao assunto da aula nas fichas de cartolina. Dispor as crianças em círculo. Desenvolvimento: A primeira criança que estiver à direita do professor deverá receber uma ficha e começar a contar uma história...
>

SOPRA- SOPRA

Material: balões de assoprar, papel sulfite, canetas coloridas.   Preparo: Escrever palavras em tiras de papel sulfite e colocá-las dentro dos balões. Desenvolvimento: As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as palavras e montar as frases concernentes à...
>

BOLICHE

Material: garrafas “pet”, 1 bola pequena, cartolina, durex, papel contact, pincel atômico. Preparo: Elaborar cartões com palavras da história, ou do versículoda Bíblia e colá-los nas garrafas. Passar o papel contact por cima, para proteger as palavras. Desenvolvimento: Os participantes farão uma...
>

JOGO DA MEMÓRIA

Material: papel cartão, figuras diversas duplas, cola e tesoura. Preparo: Montar cartões com as figuras (duplas) referentes ao assunto da lição, ou versículo da Bíblia. Desenvolvimento: Dispor as figuras no chão (viradas para baixo) no centro da sala, ou dividir a turma em grupos menores para a...
>

CAIXA-SURPRESA

1 caixa de papelão Jornal velho Tesoura e cola Fios de lã Lápis de cor Presentinhos (pente, chaveiro, espelhinho, pirulito, lápis, chocolate, balão, escovinha, caneta, carrinho)   Faça a caixa surpresa assim: 1.   Faça com sua família esta surpresa, pode ser na noite de...
>

SAQUINHO DE BALAS

Papel fino (19x19) Algodão Cola Fita Balinhas   Faça um saquinho, pode escolher um bichinho se quiser e fazer o saquinho no formato dele. Antes tire molde do bichinho com auxilio de um carbono e assim recorte depois colando as laterais e fundos, se necessário. Você poderá grampear também...
>

BRINCADEIRA DO SACO DE PRENDAS

1 saco de papel grande, você pode usar também uma bexiga grande Presentinhos e brinquedinhos Tiras de jornal Fita larga Cabo de vassoura 1.   Faça esta brincadeira com seus amigos no dia de São Nicolaus. 2.   Encha um saco de papel com presentinhos e tiras de jornal...
>

FESTIVAL DE MÁSCARAS

1- Destinatários: Jovens 2- Material: Um saco de papel bem grande e um número para cada pessoa (evite-se que o material seja plástico). 3- Desenvolvimento: - O animador distribui um saco de papel para cada participante, pedindo que façam com ele uma máscara, deixando apenas dois buracos para...
>

CONFUSÃO DOS SAPATOS

1- Passos: -Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distancia de 10m. -Atrás de uma das linhas; a de partida; ficam alinhados os participantes -atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados. - Ao sinal de partida, todos correm para a...
>

A FAMÍLIA DOS PÁSSAROS

1-Passos: - Os participantes são divididos em duas equipes: a) A família dos João de barro; b) a família dos pardais Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos: a) um dos João de barro; b) outro dos pardais. Na família dos João de barro, estes caminham agachados e na dos pardais, estes...
>

ADEDONHA

Essa brincadeira é uma das brincadeiras que mais envolve raciocínio/memória. Funciona ao estilo papel e lápis na mão. Primeiramente cada participante pega sua respectiva folha de papel e divide-a em várias colunas, e em cada coluna coloca um assunto a ser tratado, o exemplo mais comum disso é "Nome...
>

BOCA DE FORNO

Essa brincadeira, na verdade, é uma espécie de gincana rotativa. Funciona da seguinte forma: uma pessoa (que vamos chamar de dirigente) começa com a 'gincana', ele deve falar gritos de guerra (pré-formados) e o restante do grupo deve responder, seguindo o esquema:   Dirigente: -"Boca de...
>

BRINCADEIRA DOS SETE PASSOS

Essa é a brincadeira onde todos pagam os pecados. Primeiro precisa-se de uma bola para brincar. A brincadeira funciona da seguinte forma: uma pessoa joga a bola para cima, com toda a força que tiver, e ao momento que solta a bola (antes dela subir), grita o nome de um dos participantes e sai...
>

O GATO MIA

Versão mais aprimorada e restrita do pega-pega! Essa brincadeira é realizada em locais fechados, como por exemplo, na sala de uma casa. O local deve estar escuro. Um pegue é escolhido, então todas as luzes são apagadas e o pegue vai atrás das pessoas no escuro. Ninguém enxerga nada e isso é uma...
>

O BARQUINHO DE PAPEL

Faça um barquinho de papel e entregue a primeira criança da fila, dizendo: -Lá vai meu barquinho carregado de coisas que começam com "pa" A criança que recebe o barquinho deve dizer uma palavra que começa com pa e passa o barquinho para a criança seguinte, que dirá outra palavra e, assim por...
>

BRINCANDO DE COMPLETAR AS QUADRINHAS

1. OS PRESENTINHOS Vou comprar uns presentinhos Para meus bons amiguinhos Que será que eu vou dar? Vocês vão adivinhar? -Para o João, vou dar um pi... -Depois ao Diogo, eu dou um jo... -E para o Zeca, uma pe... -Ao Nicola, mais uma bo... -Ao Juliano, dou um pi... -Para o Quinzinho, dou um...
>

LANCHE ESPECIAL

Prepare um lanche especial com comidas de diversos sabores e cheiros . Quando chegar a hora de lanchar, " hora da brincadeira", pergunte se eles querem participar de um jogo de adivinhação muito especial. Peça-os para fechar os olhos com um lenço, e ele terá que adivinhar o que está...
>

QUAL É O PAR?

MATERIAL 2 sacos de papel médio 2 pedaços iguais de tecido, papel ou lixas com 8 cm x 8 cm de várias texturas: ásperos, enrugados, finos, esponjas, plásticos grossos INSTRUÇÕES Coloque um pedaço de cada material em cada um dos sacos. ATIVIDADES 1. Peça ao participante para escolher no primeiro saco...
>

OUTROS JOGOS COM AS CARTAS COLORIDAS

MEMÓRIA Coloque todas as cartas sobre a mesa ou no chão com as cores viradas para baixo. Incentive o participante a virar uma carta e , em seguida outra. Se elas forem iguais, ele recolhe o parzinho e continua a jogar do mesmo jeito. Caso as cartas sejam diferentes, diga a ele para guardar na...
>

CARTAS COLORIDAS

MATERIAL 1 velho baralho ( não de plástico) ou retângulos de 6 cm por 8 cm em papel cartão. papel colorido ( há uma variedade à venda em papelarias) cola COMO FAZER 1. Corte o papel colorido no formato das cartas ou dos retângulos. Quatro pedaços de cada cor. Assim você terá um baralho...
>

ESTÚDIO DE SOM

1 gravador ( peça a pessoa para fechar os olhos e adivinhar o som que irá fazer). Atividades: Use o gravador para gravar diferentes tipos de sons, para que os participantes da brincadeira identifique-os. Alguns sons interessantes para tentar gravar poderiam ser: -vozes de pessoas...
>

BRINCANDO COM OS SENTIDOS - CAIXA SURPRESA

Nossos sentidos-visão, audição, tato, olfato e paladar- trazem informações a respeito do mundo. A maneira que os desenvolvemos nos trará maior ou menor quantidade de informações. É preciso vivenciar experiências diferentes para aumentar nossa percepção, vocabulário e assim o entendimento do mundo...
>

ANDADOR DE LATAS

Duas latas grandes vazia barbante ou cordão fita adesiva colorida tesoura   1. Corte dois pedaços de barbante. Cada um deles deve ter o seu tamanho. 2. Vire a lata com a boca para cima e cole com a fita adesiva as pontas dos barbantes à borda lata. As pontas devem ficar uma em frente à outra e...
>

DIA E NOITE

Formam-se duas fileiras: "o dia" e "a noite", se defrontam a certa distância, tendo cada uma à retaguarda, a linha de seu pique; o que dirige a brincadeira diz "noite" e os jogadores dessa fileira fazem meia volta e saem correndo, perseguidos pelos da fileira "dia" que tentam prendê-lo antes que...
>

BRINCADEIRA DE PEGA-PEGA : TOURO

É uma brincadeira muito criativa e recomendada  para quando se tem uma quantidade grande de amigos, pois fica bem mais interessante quando, pelo menos, vinte pessoas estão brincando. Inicialmente é escolhida uma pessoa para ser o touro, depois todas as outras crianças formam uma roda e ficam...
>

BULDOGUE OU TUBARÃO - BRINCADEIRA DE PEGA - PEGA

Uma variação bem divertida de pega-pega! Só que dessa vez o pegue é chamado de "buldogue" ou "tubarão". Ela também é simples, e pode ser brincada de várias maneiras. Na rua, brinca-se assim: Todos os participantes ficam em uma única calçada (a outra deve ficar vazia), e o buldogue deve ficar no...
>

CORRIDA EM CIRCULOS

Formam-se dois circulos vizinhos, jogadores de frente para o centro e distanciados, um jogador de cada circulo fica na posse de uma bola; ao sinal esses saem correndo, dão a volta ao circulo e chegando aos seus lugares, arremessam a bola para o vizinho e tomam a posição de cócoras (agachados); o...
>

O CARRINHO DE MÃO

Duas fileiras, aos pares um atrás do outro, junto a uma linha de partida; o da frente coloca as mãos no solo e o de trás segura seus pés pelos calcanhares formando assim um "carrinho" que avança até determinado ponto; em seguida trocam de posição voltando à linha de partida. Ganha quem chegar...
>

GATO NO POLEIRO

Dispersos pelo campo; um dirigente diz " o último empoleirado será" e cada um deve empoleirar-se como puder, sem conservar os pés no solo; o último que assim ficar será o "gato"; ao sinal do dirigente todos mudam de poleiro e nessa ocasião o gato procura pegar um que esteja com os pés no chão para...
>

PEGADOR AOS PARES

Pares, de mãos dadas, correm livremente pelo campo, procurando fugir do "pegador" que o persegue com a finalidade de segurar um jogador para seu par; quando ele consegue seu objetivo, o jogador que perdeu o par corre à procura de outro.
>

ELEFANTE COLORIDO

Uma brincadeira bem simples: alguém começa gritando a frase: "Elefante colorido", e o restante do grupo responde: "Que cor?", então alguém diz primeiro uma cor, e todos devem pegar em um objeto que possui a cor mencionada, o primeiro que conseguir pegar num objeto que contenha a cor vai...
>

ACERTE A MÚSICA

Essa brincadeira não tem agitação, é uma brincadeira calma! Um dos participantes (participante A) deve pensar numa música e dessa música escolher uma palavra que tem no decorrer de sua letra. Os outros participantes terão que começar a dizer músicas que contenham a palavra, o participante que falar...
>

MAESTRO

Nessa brincadeira todos têm que ficar bem atentos! Funciona de uma forma simples: uma pessoa deve ser escolhida para ser o 'bobo', essa deve sair de perto do grupo e ficar de costas. O restante do grupo escolhe outra pessoa, essa será o 'maestro'. Escolhido o maestro, todos sentam no chão formam um...
>

O LEÃO QUER FUGIR

Os participantes ficam em círculo, de mãos dadas,  formam uma "cerca" para prender o "leão" que está no centro. O "leão" que é um dos participantes toca no braço de cada jogador, perguntando : "que pau é este?", e cada qual vai citando o nome das madeiras conhecidas. Terminada...
>

BRINCADEIRAS DE GRUPO

Há vários tipos e estilos de brincadeiras. As brincadeiras de grupo são as mais numerosas e há um universo enorme delas que despertam muitas habilidades nas crianças. Aqui vamos relembrar algumas que fizeram parte até mesmo da nossa infância e hoje quase caíram no esquecimento, pois foram...
>

CABRA-CEGA

Também é um estilo de pega-pega, só que um pouco mais complicado. As regras são as mesmas de pega-pega, só que dessa vez o 'pegue' fica com os olhos vendados. Não é fácil fazer isso, o pegue precisa ficar bem atento a todos os sons!
>

JOÃO-SOBE / PIQUE-ALTO

  João - Sobe/Pique-Alto Apesar dessa brincadeira possuir um nome meio esquisito, ela é bem interessante. A palavra "sobe" é colocada no sentido de subir/elevar-se em algum lugar, como por exemplo, árvores, muros, cadeiras e etc. Essa brincadeira é outra variação de pega-pega, onde o pegue...
>

PIQUE - GRUDE / ARRASTÃO

Essa brincadeira é uma variação da brincadeira anterior. Inicia-se com um 'pegue' e cada pessoa que for sendo 'pegue' entra para a equipe de 'pegues'. Só que existe um pequeno detalhe, a equipe de 'pegues' não pode soltar as mãos, ou seja, os pegues correm atrás dos outros de mãos dadas. Outro...
>

JOÃO AJUDA / PIQUE-AJUDA

Uma brincadeira simples, ao estilo pega-pega. As regras são as mesmas da brincadeira anterior, sendo que quando o 'pegue' conseguir pegar a primeira pessoa, os dois juntos vão ser pegues e terão que pegar o restante; e cada pessoa que for pegue vai entrando para equipe de 'pegues'. É evidente que...
>

PIQUE-ESCONDE

  Há ainda uma regra que é usada entre muitos, que é a de "guardar caixão", onde a pessoa que está procurando fica sempre a poucos metros de distância da marca, nesse caso ele é retirado de jogo, pois deve sair a procura das pessoas escondidas. Outro fator é não poder dizer o nome errado da...
>

PEGA-PEGA

Bastante conhecida. Essa é bem simples. Escolhe-se uma criança para ser o "pegue". O pegue deve dar um tempo para as outras crianças se afastarem e depois ir correr atrás delas, até pegar uma (Encostando a mão nas costas por exemplo)! Quando pegar alguém, esse alguém se tornará o novo pegue e assim...
>

ESCONDE-ESCONDE

Sem dúvida, essa é umas das mais populares brincadeiras de grupo, além de ser muito fácil de se brincar. Inicialmente uma pessoa é escolhida para "ir contar". Geralmente essa pessoa é escolhida pelo método do 'zerinho ou um' ou ainda 'zerinho ou um americano', caso a brincadeira já tenha começado e...
>

ESTÁTUA

Essa brincadeira é bastante comum. Mas precisa de música. A música pode ser cantada ou pode ser usado um som mesmo. Uma pessoa é escolhida para distrair as "estátuas", o participante X. Então todos começam a dançar e quando o participante disser "Pára a música", todos devem ficar imóveis na posição...
>

PASSA ANEL

Essa brincadeira é bem simples, precisa apenas de um anel. O grupo fica posicionado formando uma fila, um ao lado do outro. Uma pessoa é escolhida para "passar o anel", ela deve colocar o anel entre as suas mãos (sua mãos devem estar na posição de oração). Todos devem colocar as mãos em posição de...
>

VIVO-MORTO / SOL-CHUVA / TERRA-MAR

Uma mesma brincadeira conhecida por  nomes diferentes. É bastante utilizada por palhaços em festas infantís. É uma brincadeira que serve para todas as idades. Os participantes devem formar uma fila, é preciso escolher um dos participantes para que fique  na frente dessa fila olhando para...
>

TELEFONE SEM FIO

Essa é uma das brincadeiras mais comuns que existem! Para brincar basta-se formar uma roda com os participantes! Um escolhe uma frase e fala no ouvido (sem deixar o restante do grupo escutar) do participante que está ao seu lado, e esse faz o mesmo com o participante seguinte até que a "frase" dê...
>

BRINCANDO COM AS SÍLABAS

Uma pessoa é escolhida para descobrir qual é a palavra enquanto as outras se encarregam de escolher a palavra e formular a brincadeira. Funciona assim: se a palavra escolhida entre os participantes for "paralelo", essa palavra deve ser quebrada em suas quatro sílabas: 'pa - ra - le - lo', e pega-se...
>